Resumo
Este artigo apresenta resultados referentes às experiências de recém-chegados à Carreirade Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidad Nacional de Rosario
(FCM-UNR), no contexto da virtualização forçada dada a partir de 2020, devido à pandemia
provocada pela Vírus SARS-CoV-2. Utilizou-se como técnica de coleta de dados um
questionário aplicado por meio de formulário digital. Dentre os eixos de pesquisa, destacam-
se: as condições de acesso à virtualização, a organização das tarefas acadêmicas,
o estabelecimento de vínculos entre alunos e professores e as representações sobre os
aspectos positivos e negativos da educação virtual nesse período. Foram analisadas 624
respostas de estudantes com idade média de 21,0 ± 5,8 (variação de 17-60). No momento
da valorização das ações próprias, constatou-se uma maior proporção de respostas
negativas; enquanto a análise do sentimento de acompanhamento e vínculo com seus
professores evidenciou uma melhor avaliação. Destaca-se a importância atribuída pelo
grupo de participantes à interação e vínculos com professores, tutores e pares.
Referências
Amaya, A., Cantú, D., y Marreros, J. (2021). Análisis de las competencias didácticas virtuales en la impartición de clases universitarias en línea, durante la contingencia del COVID-19. Revista de Educación a Distancia, 21(65), 1–20.
Beltramino, L. (comp.) (2020). Aprendizajes y prácticas educativas en las actuales condiciones de época: COVID-19. Universidad Nacional de Córdoba
Borgobello, A., Mandolesi, M., Espinosa, A., y Sartori, M. (2019). Uso de TIC en prácticas pedagógicas de docentes de la Facultad de Psicología de una universidad pública argentina. Revista de Psicología, 37(1), 279–317. https://doi.org/https://doi.org/10.18800/psico.201901.010
Cannellotto, A. (2020). Universidades viralizadas: la formación en y post pandemia. En Dussel, I., Ferrante, P. y Pulfer, D. Pensar la educación en tiempos de pandemia. Entre la emergencia, el compromiso y la espera (pp. 213-228). UNIPE.
Copertari, N. y Sgreccia, N. (2018) (Eds.). Políticas universitarias, comunidades virtuales y experiencias innovadoras en educación. Laborde Libros.
Chiara, R. (2005). Proceso de transformación curricular. Otro paradigma es posible. UNR editora.
Chan, J.F., Lau, S.K., To, K..K, Cheng, V.C., Woo, P.C., Yuen, K.Y. (2015) Middle East respiratory syndrome coronavirus: another zoonotic betacoronavirus causing SARS-like disease. Clin Microbiol Rev. 28(2):465-522.
Cheng, V.C., Lau, S.K., Woo, P.C., Yuen, K.Y. (2007) Severe acute respiratory syndrome coronavirus as an agent of emerging and reemerging infection. Clin Microbiol Rev. 20(4):660-694.
Escamilla, J.G., García, R., Moreno, C.I., Osoria, J.O., Peña, A., González, A., y Zavala, C. (2020). ¿Cómo abordar la dimensión socioafectiva en la enseñanza remota de emergencia? Revista Digital Universitaria, 21(5), 1–10. https://doi.org/10.22201/cuaieed.16076079e.2020.21.5.10
Fernández Lamarra, N.; Álvarez, M.; García,P.; Grandoli,M. y Pérez Centeno, C. (2020). La docencia en el nivel de posgrado en el contexto de virtualización de emergencia. Aprendizajes y desafíos para el futuro en la experiencia de la Universidad Nacional de Tres de Febrero. Comunicación de investigaciones, SAIE. https://www.youtube.com/watch?v=a24rl-0xVAs
Gandulfo, C.; Alegre, T. y Dominguez, M. (comps.) (2020). El ASPO en primera persona. Relatos de estudiantes universitarixs viviendo la cuarentena en el nordeste argentino. Colectivo Syry ediciones.
García de Fanelli, A. (2015). La cuestión de la graduación en las universidades nacionales de la Argentina: Indicadores y políticas públicas a comienzos del siglo XXI. Propuesta Educativa, 43 (1) 17-31.
Glaser, B. y Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory. Aldine Press.
Harden, R.M., Sowden, S., Dunn, W.R. (1984) Some educational strategies in curriculum development: the SPICES model. Medical Education; 18:284-97. doi: 10.1111/j.1365-2923.1984.tb01024.x.
IESAL-UNESCO (2020). COVID-19 y educación superior: De los efectos inmediatos al día después. Análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. http://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/05/COVID-19-ES-130520.pdf
Iriarte, A., Cravino, A., Rango, M., Roldán, J., & Mombrú Ruggiero, A. (2020). El proceso de virtualización forzoso del sistema universitario. Luces y sombras detrás de la pandemia. Perspectivas Metodológicas, 20, 1–26. https://doi.org/10.18294/pm.2020.3290
J. Hopkins University (2020). Acceso registro 27/3/2021. https://coronavirus.jhu.edu/
Krichesky, G.; Pogré, P.; Benchimol, K.; Gómez, G.; Janjetic,B.; Poliak, N. y Vernengo, A. (2021) Enseñar y aprender en situación de pandemia. Voces de los estudiantes de las materias iniciales en el nivel superior. Congreso Internacional Ingresos e ingresantes a la Universidad. Universidad Nacional de Río Negro, 26 de febrero-5 de marzo de 2021.
Lorenzo, J. (2018). Uso de TIC en docentes de nivel medio, terciario y universitario de ciencias humanas y sociales. Anuario Digital de Investigación Educativa, 1(1), 89–104.
Martín, J., Gutiérrez, E.A., Bigliani, J.C., y Rocchietti, R. (2020). Nuestras prácticas docentes en tiempo de pandemia. Revista Enseñanza de La Física, 32(3), 233–240.
Núñez, V. (2003). El vínculo educativo. En H. Tizio (Comp.), Reinventar el vínculo educativo: aportaciones de la Pedagogía Social y del Psicoanálisis (pp. 19–47). Barcelona: Gedisa.
Parrino, M.C. (2009). La deserción y la retención de alumnos: un viejo conflicto que requiere pensar nuevas soluciones. Rev. GUAL Florianópolis; 2(1):1-15.
Poder Ejecutivo Nacional, Enacom (2020). Resultados encuesta sobre condiciones de conectividad en estudiantes universitarios de la provincia de Buenos Aires. https://www.enacom.gob.ar/noticias/institucional/resultados-de-la-encuesta-sobre-conectividad-de-estudiantes-universitarios-de-la-provincia-de-buenos-aires_n2771
Portillo Peñuelas, S.A., Castellanos Pierra, L.I., Reynoso Gonzáles, O.U., y Gavotto Nogales, O.I. (2020). Enseñanza remota de emergencia ante la pandemia Covid-19 en Educación Media Superior y Educación Superior. Propósitos y Representaciones, 8(3), 1–17.
Presidencia de la Nación (2020). Decreto 297/2020 Aislamiento social, preventivo y obligatorio/2020, de 20 de marzo de 2020. https://www.boletinoficial.gob.ar/detalleAviso/primera/227042/20200320
Preti y Fernández (2020). Educación y desigualdades socioeconómicas. Políticas públicas em tempos de pandemia (República Argentina).Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades. (2), 22-42, mai./ago. 2020.
Venturelli J (1997) Educación Médica: Nuevos enfoques, metas y métodos. Paltex OMS/OPS.
Villar, A. (2017). Hacia la universidad bimodal: dimensiones de un proceso incipiente. En Collebechi M.E. y Gobato F. (Comp.). Formar en el horizonte digital (pp.129-136). Universidad Virtual de Quilmes.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Direitos de Autor (c) 2022 Lucas Ricardo Brun, Ana Borgobello, María Luz Prados, María Paula Pierella