Construção do espaço web de um instituto de pesquisa a partir da abordagem sociotécnica
PDF ()

Palavras-chave

Dispositivo Hipermidial Dinâmico
acesso aberto
contexto físico-virtual

Como Citar

San Martín, P. S., Rodriguez, G. L., Cenacchi, M. A., & Andrés, G. (2016). Construção do espaço web de um instituto de pesquisa a partir da abordagem sociotécnica. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 27(52). Obtido de https://ojstesteo.uner.edu.ar/index.php/cdyt/article/view/139

Resumo

O trabalho apresenta aspectos significativos do processo de construção do espaço institucional web de um instituto de pesquisa no campo das Ciências da Educação. O marco teórico-metodológico do desenvolvimento baseou-se na perspectiva dos Dispositivos Hipermidiais Dinâmicos, considerando o desenvolvimento do trabalho em redes colaborativas, as condições de inclusão social, o acesso aberto e a implementação de tecnologias de código aberto. A abordagem sociotécnica permitiu uma co-construção organizacional e tecnológica de acordo com o atual contexto físico-virtual acadêmico e de vinculação tecnológica e social. O alcance do proposto poderia ser orientador para outros centros, uma vez que propõe uma arquitetura virtual que integra o trabalho acadêmico em rede, a navegação acessível e o dinâmico da gestão institucional.

PDF ()

Referências

BONGIOVANI, P.; GÓMEZ, N. y MIGUEL, S. (2012). Opiniones y hábitos de publicación en acceso abierto de los investigadores argentinos. Un estudio basado en los datos de la encuesta SOAP, en: Revista Española de Documentación Científica, 35(3): 453-467. Disponible en: < http://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/752/833 > [3 de setiembre 2014].

BIJKER, W. (1995). Of bicycles, Bakelites, and Bulbs. Towards a Theory of Sociotechnical Change. Cambridge, Massachusets: MIT press.

BUKVOVA, H (2010). Studying Research Collaboration: A Literature Review, en: Sprouts: Working Papers on Information Systems, 10(3). Disponible en:<http://sprouts.aisnet.org/10-3 > [8 de agosto de 2011].

CARPENTIER, N. (2012) The concept of participation. If they have access and interact, do they really participate?, en: Revista Fronteiras – estudos midiáticos,14(2): 164-177.

CULLEN, C. (1997). Crítica de las razones de educar. Temas de filosofía de la educación. Buenos Aires: Paidós.

CHION, M. (1993). La audiovisión: introducción a un análisis

conjunto de la imagen y el sonido. Barcelona: Paidós.

FOUCAULT, M. (1983). El Discurso del Poder. México: Folios.

GARCÍA, R (2007) Sistemas complejos. Buenos Aires: Gedisa.

GONZÁLEZ, F. y VÁTTIMO, S. (2012). Procesos de inteligencia colectiva y colaborativa en el marco de tecnologías web 2.0: conceptos, problemas y aplicaciones, en: Anuario de investigaciones, 19(2): 273-281. Disponible en: < http://www.scielo.org.ar/pdf/anuinv/v19n2/v19n2a35.pdf > [10 de abril de 2015]

HARNAD, S.; BRODY, T.; VALLIERES, V.; CARR, L. & HITCHCOCK, S. (2008). The access/impact problem and the green and gold roads to open access: An update, en: Revista Serials Review, 34(1): 36-40.

OLSON, G.; ZIMMERMAN, A. & BOS, Nathan (2008). Scientific Collaboration on the Internet. Massachusetts: The MIT Press. Disponible en: < https://mitpress.mit.edu/books/scientific-collaboration-internet > [8 de agosto de 2014]

ORGANIZACIÓN DE NACIONES UNIDAS (2006). Convención sobre los derechos de las personas con discapacidad. Nueva York: Sede de las Naciones Unidas. Disponible en: < http://www.un.org/esa/socdev/enable/documents/tccconvs.pdf > [29 de abril de 2013]

RODRÍGUEZ, G. (2011). La teoría de los sistemas complejos aplicada al modelado del Dispositivo Hipermedial Dinámico. Tesis doctoral en Ingeniería. Universidad Nacional de Rosario. Disponible en < http://hdl.handle.net/2133/4226 > [7 de mayo de 2012]

ROMAÑACH, J. y LOBATO, M. (2005) “Diversidad funcional, nuevo término para la lucha por la dignidad en la diversidad del ser humano”. España: Foro de Vida Independiente. Disponible en:

< http://www.forovidaindependiente.org/files/documentos/pdf/diversidad_funcional.pdf > [3 de junio 2014]

SAITTA, C. (2002). La Banda Sonora. La Fábrica Audiovisual. Buenos Aires: Universidad Nacional de Buenos Aires.

SAN MARTÍN, P (2008). Hacia la construcción de un dispositivo hipermedial dinámico. Educación e investigación para el campo audiovisual interactivo. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes.

SAN MARTÍN, P., ANDRÉS, G. Y RODRIGUEZ, G. (2014). Construir la memoria plural. Reflexiones acerca de una Comuna físico-virtual, en: La Trama de la Comunicación, 18: 211-229. Disponible en < http://www.latrama.fcpolit.unr.edu.ar/index.php/trama/article/view/476 > [30 de marzo de 2015]

SWAN, A. (2013). Directrices para Políticas de Desarrollo y Promoción del Acceso Abierto. Paris: UNESCO.

THOMAS, H.; FRESSOLI, M. y SANTOS, G. (2012). Tecnología, desarrollo y democracia: nueve estudios sobre dinámicas socio-técnicas de exclusión/inclusión social. Buenos Aires: Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva de la Nación.

TRAVERSA, O (2011) Dispositivo-enunciación: en torno a sus modos de articularse. (pp. 17-29). En SAN MARTIN, P; TRAVERSA, O. (compiladores) El Dispositivo Hipermedial Dinámico Pantallas Críticas, I+D+I para la Formación Superior en Crítica y Difusión de las Artes. Buenos Aires: Santiago Arcos.

VERÓN, E. (2013). La semiosis social 2. Ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidós.

VILAS, C. M. (2012). El poder y la política. El contrapunto entre Razón y Pasiones. Buenos Aires: Editorial Biblos.

Legislación citada:

Ley de Accesibilidad de la información en las páginas web. Nº 26.653/10. Argentina. Disponible en: < http://www.infoleg.gov.ar/infolegInternet/anexos/175000-179999/175694/norma.htm > [29 de abril de 2013]

Ley de Creación de Repositorios Digitales Institucionales de Acceso Abierto, Propios o Compartidos. Nº 26899/13. Argentina. Disponible en: < http://repositorios.mincyt.gob.ar/recursos.php > [20 de febrero de 2014]

 Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##