Contribuição docente no desenho de Ambientes Virtuais Colaborativos para educação pré-escolar
PDF ()

Palavras-chave

educação pré-escolar
tecnologia
ambientes virtuais colaborativos
docentes
jogos virtuais

Como Citar

Paniagua-Esquivel, C., Alfaro, R., & Fornaguera, J. (2016). Contribuição docente no desenho de Ambientes Virtuais Colaborativos para educação pré-escolar. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 27(52). Obtido de https://ojstesteo.uner.edu.ar/index.php/cdyt/article/view/164

Resumo

O uso da tecnologia representou uma mudança em várias áreas do cotidiano; dentre elas, na educação. Para a educação pré-escolar, propõe-se que a entrada de ferramentas como o computador, seja através da aprendizagem colaborativa. Esta pesquisa mostra os resultados do desenho de um protótipo de jogo que promove a colaboração entre crianças de nível pré-escolar. Através de grupos focais, 21 professores de dois centros educativos especializados em pré-escolar de San José, na Costa Rica, foram critério experto e contribuíram no desenho de cenários, obstáculos, música e texturas do videogame. Eles também participaram de oficinas onde foram desenvolvidos três eixos teóricos: colaboração, tecnologia e desenvolvimento sócio-cognitivo. 

PDF ()

Referências

BLUMBERG, F. y ALTSCHULER, E. (2011). From the playroom to the classroom: children’s views of video game play and academic learning. Child development perspectives, 5(2), 99 – 103.

BOYAN, A. y SHERRY, J. (2011). The challenge in creating games for education: aligning mental models with game models. Child development perspectives, 5(2), 82-87.

CALDERÓN, M., PADILLA-MORA, M. y FORNAGUERA, J. (2011). Tecnologías de la Información y la Comunicación en las aulas de Preescolares Públicos de Costa Rica: el panorama actual. En M. Camacho (Directora), VI Congreso “Estado actual y perspectivas de la Educación Inicial Costarricense: retomando la magia del Jardín de Niños y Niñas”. San José: Costa.

CALDERÓN, M., PADILLA, M., y FORNAGUERA, J. (2013). Introducción de tecnologías en el aula de dos preescolares públicos costarricenses: estrategias de autogestión, alcances y limitaciones. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 13(2), 1-23.

CARDEMIL, C., y ROMÁN, M. (2014). La importancia de analizar la calidad de la educación en los niveles Inicial y Preescolar. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 7(1), 9-11.

CASAS, I., COLLAZOS, C., GUERRERO, L., LEIVA, C., OCHOA, S. y PUENTE, J. (2010). Addressing computer-supported collaborative learning in the classroom: Experiences in engineering education. Procedia Social and Behavioral Sciences, 2, 2685–2688. DOI:10.1016/j.sbspro.2010.03.396.

COTO, M y MORA, S. (2004). SENIP: Software educativo para niños en edad preescolar. Actas VII Congreso Iberoamericano de Informática Educativa. (P.p. 1221-1230). Monterrey: México.

COTTONE, P., PIETI, L., SCHIAVINATO, V., SORU, D., MARTINELLI, M., VAROTTO, D., et al. (2009). ‘‘Solving’’ ambiguity in the virtual space: Communication strategies in a collaborative virtual environment. Cogn Tech Work, 11, 151–163.

ESQUIVEL, A. y PANIAGUA-ESQUIVEL, C. (2010). Software Libre para el diseño de herramientas virtuales: aplicaciones psicológicas y educativas. En L. Calderón (Presidenta), Memorias del I Congreso Internacional de Psicología y Educación (p.p.400-414). Ciudad de Panamá: Panamá.

EUGÍA, J.L., ESPINOSA, C., y ALBAJES, S. (2011). Video games as a cognitive resource. In 6th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2011) (pp. 1-6).

HALL, L., WOODS, S. y HALL, M. (2009). Lesson learned using theory of mind methods to investigate user social awareness in virtual role-play. Human technology, 5(1), 68-89.

HOJHOLT, C. (2005). El desarrollo infantil a través de sus contextos sociales. Psicología y ciencia social, 7(1-2), 22-40.

HOURCADE, J.P. (2007). Interaction Design and Children. Foundations and Trends in Human–Computer Interaction, 1(4), 277–392.

KEGLER, E.A. (2013). Impacto de la tecnología en el aprendizaje colaborativo y el rendimiento académico. Revista sobre estudios e investigaciones del saber académico, 5(5), 15-18.

Ministerio de Educación Pública de Costa Rica. (2014). Programa de estudios de ciclo de preescolar. Ciclo materno infantil (grupo interactivo II), Ciclo de Transición. San José, Costa Rica: Ministerio de Educación Pública. Disponible en: < http://goo.gl/p1tLbG > [8 de agosto de 2015].

ORTEGA, C. (2009). Dimensión formativa de la alfabetización tecnológica. Revista electrónica teoría de la educación: Educación y cultura en la sociedad de la información, 10 (2), 108–126.

ORTEGA, I. (2009). La Alfabetización tecnológica. Revista electrónica teoría de la educación: Educación y cultura en la sociedad de la información, 10(2):11-24. Disponible en < http://goo.gl/bL9CLd >.

PANIAGUA-ESQUIVEL, C., CALDERÓN JIMÉNEZ, M.A., ALFARO RODRÍGUEZ, R. y FONAGUERA-TRÍAS, J. (2014). Tecnología en preescolar: de las iniciativas autogestionadas al diseño de aplicaciones educativas. Ponencia presentada en el XVI Congreso EDUTEC 2013, San José, Costa Rica.

ROJAS ABASOLO, V. (2013). Ambiente de aprendizaje colaborativo: una experiencia para desarrollar la creatividad en los niños de primer año de preescolar. Tesis de Licenciatura en Educación Preescolar, Universidad de Montemorelos, México. Disponible en < http://goo.gl/7z4ylU >.

ROMERO, E., ORTEGA, R. y MONKS, C. (2008). Impacto de la actividad lúdica en el desarrollo de la competencia social. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 8(2), 193-202.

RUBIA, B. y GUITERT, M. (2014). La revolución de la enseñanza. El aprendizaje colaborativo en entornos virtuales (CSCL). Comunicar 42. 10 – 14. DOI: http://dx.doi.org/10.3916/C42-2014-a2.

RUGGIERI, S., BOCA, S. y GARRO, M. (2013). Leadership styles in synchronous and asynchronous virtual learning environments. TOJET: The Turkish journal of educational technology, 12(4). 96-102.

SANCHO, P. (2009). Núcleo: un sistema para el aprendizaje virtual colaborativo escenificado a través del rol multi-juego. Tesis de doctorado, Universidad Complutense de Madrid. Disponible en < http://goo.gl/ucZtTj >.

Tagua, M. (2010). Prácticas educativas mediadas por tecnologías en un ambiente virtual de aprendizaje. En memorias del Sexto Encuentro en Línea de Educación Cultura y Software Libres. [En línea] México Instituto de Investigaciones Económicas, Proyecto de investigación Psicoeducativa y Biné: La Comunidad Académica en Línea. Disponible en < http://goo.gl/HHdaAC >.

The Blender Foundation. (2004). Blender. Disponible en < http://goo.gl/cJ3ugv > [09 de setiembre de 2014].

TROMP, J. (2001). Systematic usability design and evaluation for collaborative virtual environments. Tesis de doctorado, University of Nottingham, Inglaterra. Disponible en < http://goo.gl/aGbcaQ >.

TUDOR, S. y LAZARESCY, L. (2013). Specificities of collaborative learning in virtual environment. Ponencia presentada en la 9th international scientific conference eLearning and Software for Education (p.p. 458­463). Bucharest: Rumanía. Disponible en < http://goo.gl/pYh9tP >.

VALDÉS, C. A., ANGULO, A. J., URÍAS. M. M., GARCÍA, L. R. y MORTIS, L. S. (2011). Necesidades de capacitación de docentes de educación básica en el uso de las TIC. Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación, (39). 211- 223.

VYGOTSKY, L.S. (1978). Mind in society. The development of higher psychological processes. Massachusetts: Harvard University Press.

ZAÑARTU, L. (2003). Aprendizaje colaborativo: Una nueva forma de Diálogo Interpersonal y en Red. Contexto Educativo, (28). Disponible en < http://goo.gl/mE20c6 >.

 Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##