Resumo
Analisamos um processo de aprendizagem em um espaço pedagógico para crianças em situação de rua, que visa proporcionar ferramentas para a alfabetização em diferentes linguagens (visual, teatral, musical, oral). A partir do conceito de aprendizagem em interação, foram analisados os diversos produtos realizados durante a oficina (um conto, desenhos, maquetes e colagens) como uma complexa trama de recursos diferentes, que consideramos possíveis pelas situações de interação (com os outros, com o meio ambiente, com diferentes tipos de textos) que produziram oportunidades de aprender sobre a alfabetização e, especificamente, sobre como narrar. Finalmente, avaliamos as possibilidades e limitações destas propostas e mencionamos alguns aprendizados de eventual utilidade para equipes de trabalho desejosas de encarar experiências pedagógicas semelhantes.
Referências
ARENDT, H. (1995). Labor, trabajo, acción. (pp. 89-107). En: ARENDT, H. De la historia a la acción. Barcelona: Paidós.
AULAGNIER, P. (2003). El aprendiz de historiador y el maestro-brujo. Buenos Aires: Amorrortu.
ÁVILA, H. y PALLERES, G. (2014). La calle no es un lugar para vivir. Buenos Aires: Paidós.
BLEGER, J. (2007). Temas de psicología. Entrevista y grupos de aprendizaje. Buenos Aires: Nueva Visión.
BARTON, D. & HAMILTON, M. (1998). Local literacies. Reading and Writting in One Community. London: Routledge.
BRAIDOTTI, R. (2009). Transposiciones. Sobre la ética nómada. Barcelona: Editorial Gedisa.
CASTORIADIS, C. (1997). La democracia como procedimiento y como régimen. (pp. 267-291). En CASTORIADIS, C. El Avance de la Insignificancia. Las encrucijadas del laberinto IV. Buenos Aires: Eudeba.
DOSSO, P. (2013). Variaciones de la forma escolar. Tesis de Maestría. Argentina. Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.
FREIRE, P. (1983). The importance of the act of Reading, en: Journal of education, Vol. 165, N°1: 5-11.
FREIRE, P. (2001). Política y educación. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.
FREIRE, P. (2008). Pedagogía de la autonomía. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.
FREIRE, P. y MACEDO, D. (1987). Literacy: Reading the Word and the World. Massachusetts: Bergin and Garvey.
GEE, P. (1986). Oralidad y Literacidad : de El pensamiento Salvaje a Ways with Words. (pp. 23-55). En : ZAVALA, V., NIÑO-MURCIA, M. y AMES, P. (Eds.). Escritura y Sociedad. Nuevas Perspectivas teóricas y Etnográficas. Perú : Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales del Perú.
GINZBURG, C. (1980). Signes, traces, pistes: racines d´un paradigme d´indice, en: Le Debat, 6: 3-44.
HERAS, A. I. (1993). The Construction of Understanding in a Sixth-Grade Bilingual Classroom. Linguistic and Education, en: An International Research Journal, Vol, 5, N°3 y 4: 275-299.
HERAS A. I. (1995). Living Bilingual, Interacting in Two Languages: An Ethnographic and Sociolinguistic Study of a Fourth Grade Bilingual Classroom. Tesis doctoral. USA. Universidad de California, Santa Bárbara, California.
HERAS (1999). Taking Action with Family and Community Members: Critical Pedagogy as a Framework for Educational Change, en: Advances in Confluent Education, Vol. 2: 73-107.
HERAS, A. I., BERGESIO, L. y BURIN, D. (2004). “Trabajo etnográfico, sociolinguística interaccional y comunicación visual en la generación y análisis de datos en lenguajes diversos”. IV Jornadas de Etnografía, CAS, IDES. Agosto, Buenos Aires, Argentina.
HERAS, A. I. y GREEN, J. (2010). Identidades y políticas públicas educativas. Las consecuencias de cambiar de una comunidad bilingüe a inglés como única lengua de instrucción. (pp. 154-195). En LÓPEZ BONILLA, G y PÉREZ FRAGOSO, C, Discursos e identidades en contextos de cambio educativo. México: Plaza y Valdés.
HERAS MONNER SANS, A. I. (2011). Dispositivos de aprendizaje en autogestión: sus relaciones con el proyecto de autonomía, en: Intersecciones en Comunicación, (5): 31-64.
HERAS, A. I. y MIANO, A. (2012). El lenguaje audiovisual en la investigación social y la comunicación pública del conocimiento, en: Revista Ciencia, Público y Sociedad N°1: 18-40.
HERAS, A. I. y BURIN, D. (2013). “Experiencias de incidencia en política pública de organizaciones autogestionadas: desde la autonomía como proyecto y hacia la democracia como régimen de sentido”. X RAM, Reunión de Antropología del MERCOSUR. Julio, Córdoba, Argentina.
MIANO, A. (2013). “Detonando la burocracia. Estrategias desarrolladas por grupos autogestionados en las interacciones establecidas con el Estado”. X RAM, Reunión de Antropología del MERCOSUR. Julio, Córdoba, Argentina.
MONTES, G. (2007). La gran ocasión: la escuela como sociedad de lectura. Plan Nacional de Lectura. Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología: Argentina.
PALLERES, G. (2004). Conjugando el presente. Personas sin hogar en la Ciudad de Buenos Aires. Buenos Aires: Sociedad Argentina de Antropología.
RICOEUR, P. (1995). Tiempo y narración. México: Siglo XXI Editores.
SPRADLEY, J. (1980). Participant observation. New York: Holt, Rinehart and Winston.
STREET, B. V. (1984). Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press.
ZAVALA, V. (2002). Desencuentros con la escritura. Perú: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales del Perú.
Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.