Resumo
Desde o final dos anos noventa, muitas universidades do país passaram por transformações na produção de conhecimentos promovidas principalmente pela criação de políticas orientadas para a atenção de demandas sociais externas e para uma maior conexão com atores sociais não acadêmicos (Arocena e Sutz, 2000; Sutz 2005; Unzué e Rovelli, 2017). A proposta de 2012 do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCYT) de criar um banco de projetos visando contemplar necessidades sócio-produtivas específicas requeridas por “adotantes” concretos é um exemplo disso e representa um novo desafio para as Instituições de Educação Superior. No caso particular da Universidade de Buenos Aires (UBA), isso incentivou a realização de uma convocatória para Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Social (PDTS) em 2012. Este artigo tem como objetivo analisar os resultados e o desempenho desses projetos, encerrados em 2015.
Referências
Carli, S. (2012). “Conocimiento y Universidad en el escenario global. La crítica al universalismo y la dimensión de la experiencia”. En: Rosa Buenfil, Silvia Fuentes y Ernesto Treviño. Giros teóricos II. Diálogos y debates en las ciencias sociales y humanidades, México. Universidad Nacional Autónoma de México. Facultad de Filosofía y Letras.
Gibbons M., Limoges C., Nowotny H., Schwartzman S., Scott P., y Trow P. (1997 [1994]). La nueva producción del conocimiento. Barcelona: Pomares-Corredor.
Jiménez-Buedo, M. y Vielba I. (2009). “Más allá de la ciencia académica?: Modo 2, ciencia posacadémica y ciencia posnormal”. ARBOR Ciencia, Pensamiento y Cultura; CLXXXV, 721-737.
Naidorf J., Vasen F. y Alonso M. (2016). “Evaluación académica y relevancia socioproductiva: los proyectos de desarrollo tecnológico y social (pdts) como política científica”. CadernosProlam/USP 15 (27), 43-63.
Senejko, P. y Sirkin, H. (2014). “Los Proyectos de Desarrollo Tecnológico y Social (PDTS) en la Universidad de Buenos Aires (UBA)”. En Seminario Nacional: La evaluación de las políticas públicas en el escenario actual de transformaciones en el Estado. Lanús, Buenos Aires.
Senejko M. P. y Versino M. (2018). “La producción de conocimientos y la resolución de problemas sociales: Análisis de las convocatorias a proyectos de investigación orientados en la UBA (2003-2015)”. Horizontes sociológicos, Año 6, N°10. Dossier: la movilización del conocimiento en ciencias sociales y humanidades, 13-26.
Sirkin, H. (2009). “La UBA y la investigación. Política Científica y Tecnológica”. Revista encrucijadas Nº 48, Buenos Aires, 70-70.
Sutz, J. (2005). “Sobre agendas de investigación y Universidades de Desarrollo”. Revista de Estudios Sociales, n.º 22,107-115.
Unzué, M. y Rovelli, L. (2017). “Las políticas científicas recientes en las universidades nacionales”. Política Universitaria Nº 4, IEC-CONADU, 14-23.
Varsavsky, O. (1969). Ciencia, política y cientificismo. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina.
Vilas, C. (2012). “Instituciones: ni tanto ni tan poco”. Revista Aportes para el Estado y la Administración gubernamental, Año 18, N.º 30, 43-51. Recuperado de: http://www.asociacionag.org.ar/pdfaportes/30/Aportes30.pdf
Ziman, J. (2003). “¿Qué es la ciencia?”. Cambridge University Press. Madrid. Trad. española de “Real Science: Whatitis, and whatismeans”, por Pérez Sedeño E. y Galicia Pérez, N.
Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.