Plataformas digitais na universidade: performatividade e identidades educacionais
PDF (Español (España))

Palavras-chave

universidade
plataformas digitais
performatividade

Como Citar

Esteves, E. M., & Pacheco, M. C. (2023). Plataformas digitais na universidade: performatividade e identidades educacionais. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 34(69 (set-dic). https://doi.org/10.33255/3469/1604

Resumo

Na presente comunicação refletimos sobre os efeitos da incorporação das plataformas digitais no ensino universitário revisando as opções políticas e tecnológicas que as fundamentam e a performatividade que implicam na construção das identidades educativas. As plataformas estariam modificando as formas de produzir conhecimento e de participar da vida universitária por meio de performações sutis, mas constantes, que nos motivam a nos questionarmos sobre as identidades educativas que se configuram na interação digital. O intuito de responder a essas questões propiciou o desenvolvimento de dimensões de análise para comparar a estrutura das plataformas com o dispositivo acadêmico da universidade pública, considerando os critérios econômicos, políticos e pedagógicos que as sustentam.

https://doi.org/10.33255/3469/1604
PDF (Español (España))

Referências

AGUILAR, H. (2007). La performatividad o la técnica de la construcción de la subjetividad. Borradores, 7(1), 9.

AGUILAR, H. (2007). El discurso académico o el vacío de una interacción lingüística sin pretensiones de sentido. Borradores, 7, 1-7.

BALL, S.J. (2003). Profesionalismo, gerencialismo y performatividad. Educación y pedagogíaPedagogía, 37(15), 87-104.

BALL, S.J. (2013). Performatividad y fabricaciones en la economía educacional: rumbo a una sociedad performativa. Pedagogía y Saberes, No. 38, Universidad Pedagógica Nacional Facultad de Educación. 2013, pp. 103-113.

BAZZARA, L. (2021). Datificación y estreamificación de la cultura. Nubes, redes y algoritmos en el uso de las plataformas digitales. InMediaciones de la Comunicación, 16(2), 37-61. https://doi.org/10.18861/ic.2021.16.2.3082.

BERNSTEIN, B. (1994). La estructura del discurso pedagógico. Clases, código y control (Volumen volumen IV). Madrid: Morata.

BERNSTEIN, B. (1998). Pedagogía, control simbólico e identidad. Teoría, investigación y crítica. Madrid: Morata.

BOAVENTURA DA DE SOUSA SANTOS (2005). La universidad en el Siglo siglo XXI. México: Siglo XXI Editor.

BOAVENTURA DA DE SOUSA SANTOS (2019). La universidad en el Siglo siglo XXI. Para una reforma democrática y emancipadora de la Universidad. Educación para otro mundo posibleEducación para otro mundo posible, (pp. 121-198) (78 páginas). CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctvnp0k2z.7

BUTLER, J. (2009). Performatividad, precariedad y políticas sexuales. Revista de Antropología Iberoamericana, 4(3), 321-336.

CAÑIGUERAL BAGÓ, A. (2019). Hacia una economía de plataformas responsable. Cuadernos económicos Económicos de ICE, ISSN 0210-2633, Nº 97, 2019 (Ejemplar ejemplar dedicado a: ¿Economía colaborativa?: antecedentes, situación y desafíos en su regulación), págs. 9-33.

CRAWFORD, K. (2022). Atlas de Inteligencia Artificial. Poder, política y costos planetarios. 1ra edición. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica. Traducción de Francisco Díaz Klaassen.

DE PABLOS, J.M.; Colás, M.P.; López Gracia, A. y García-Lázaro, I. (2019). Los usos de las plataformas digitales en la enseñanza universitaria. Perspectivas desde la investigación educativa. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 17(1), 59-72. https://doi.org/10.4995/redu.2019.11177

DEL VALLE, D.; Perrotta, D. y Suasnábar, C. (2021). “La Universidad universidad argentina pre y post pandemia: acciones frente al COVID-19 y los desafíos de una (posible) reforma”. Revista Integración y Conocimiento, Vol. 10, Nº2(2), 2021, págs. 163–-184. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8171321

FERRERO, F. (2018). Big data y educación: un análisis vigotskiano de los “algoritmos predictivos del éxito de los estudiantes”. Contextos de producción de la teoría de Lev Vigotsky, a 120 años de su nacimiento. FFyH-UNC.

FUMAGALLI, A. (2010). Bioeconomía y capitalismo cognitivo. Hacia un nuevo paradigma de acumulación, . Madrid: Traficantes de Sueños: Madrid.

GENDLER, M. (2021). Mapeando la dataficación digital y algorítmica. Genealogía, estado de situación y nuevos desafíos. InMediaciones de la Comunicación, 16(2), 17-33. https://doi.org/10.18861/ic.2021.16.2.3166.

LEMES DE CASTRO, J. (2019). Plataformas algorítmicas: interpelación, perfilado y performatividad. Famecos- – Medios, Cultura y Tecnología. , (Vol. 26, Número (3).

LINS RIBEIRO, G. (2018). El precio de la palabra: la hegemonía del capitalismo electrónico-informático y el googleísmo. Desacatos, (56), 16-33. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-050X2018000100016&lng=es&tlng=es.

LÓPEZ ROBLES, A. (2022). Plataformización: algoritmos y datificación en la conversación virtual en Twitter, . Virtualis, 13 (24), 8-29. https://doi.org/10.46530/virtualis.v13i24.400

LLORENS LARGO, F. y López López-Meseguer, R. (coord.) (2022). Transformación digital de las universidades. Hacia un futuro postpandemia. Cuaderno de Trabajo, (#12) StudiaXXI. www.sociedadyeducacion.org/publicaciones/cuadernos-de-trabajo-studia-xxi (pdf)

LOVELESS, A. y Williamson, B. (2017). Nuevas identidades de aprendizaje en la era digital. Madrid: Narcea.

MANOVICH, L. (2017). Los algoritmos de nuestras vidas., en CIC. Cuadernos de Información y Comunicación, 22, 19-25.

SADIN, E. (2017). La humanidad aumentada. La administración digital del mundo. Buenos Aires: Caja Negra.

SRNICEK, N. (2018). Capitalismo de Plataformasplataformas. Buenos Aires: Caja Negra Editora.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

Direitos de Autor (c) 2023 EDURNE ESTEVES, Marcela Pacheco

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##