Resumo
Neste artigo são analisados os aspectos ideológico-pedagógicos do projeto político-pedagógico do “Instituto Secundário C. C. Vigil”. Tal projeto foi parte do complexo institucional da Biblioteca Constancio C. Vigil (1959-1977), entidade emblemática da cidade de Rosário que conduziu um projeto cultural, social, pedagógico e mutualista em um de seus bairros populares: o bairro Tablada. Esta entidade foi vítima do terrorismo de Estado, e especificamente, da política processista de educação implantada durante a última ditadura cívico-militar (1976-1983), sofrendo uma intervenção militar em 1977 que acabou com todo o seu trabalho.
Referências
ALDERETE, A. (2010) Las aulas, los patios: fueron construidos para dignificar al hombre, la dictadura militar les cambió el destino.... Manuscrito no publicado. Rosario, Argentina.
CARLI, S. (2003) Educación pública. Historias y promesas. En: Feldfeber, M. (Comp.). Los sentidos de lo público. Reflexiones desde el campo educativo. Bs. As.: Noveduc.
FERNANDEZ, L. (1994). Instituciones educativas. Dinámicas institucionales en situaciones críticas. Bs. As.: Paidós.
FOLLARI, R. A. (2003). Lo público revisitado: paradojas del Estado, falacias del mercado. En: FELDFEBER, M. (Comp.) Los sentidos de lo público. Reflexiones desde el campo educativo. Bs. As.: Noveduc.
FREIRE, P. (1987). Pedagogía del Diálogo y el Conflicto. Bs As.: Ediciones Cinco.
FRUTOS, R. (1997). La Biblioteca Popular Constancio C. Vigil. Nuestra Historia. Nº 6. Santa Fe: Ediciones AMSAFE.
FRUTOS, R y NARANJO, R. (2006). El genocidio blanco. La Editorial Biblioteca, Vigil, Rosario. En: KAUFMANN (Dir). Dictadura y Educación. Tomo III: Los textos escolares en la historia argentina reciente (1976 – 1983). Bs. As.: Miño y Dávila.
GARCIA, N. (2013). Historia sociocultural, política y educativa de la Biblioteca Popular Constancio C. Vigil de Rosario. (1933-1981). Tesis de Doctorado. Universidad Nacional de Rosario, Argentina.
GARCIA, N. (2014). El caso Vigil. Historia sociocultural, política y educativa de la Biblioteca Vigil (1933-1981). Rosario: FHUMYAR ediciones.
HILLERT, F. (2003). Lo público, democrático y popular. En: Feldfeber, M. (Comp.). Los sentidos de lo público. Reflexiones desde el campo educativo. Bs. As.: Noveduc.
KAUFMANN, C. (2006). Dictadura y Educación. Tomo III. Los textos escolares en la historia argentina reciente. Buenos Aires: Miño y Dávila.
NARANJO, R. (1991). La Biblioteca Popular Constancio C. Vigil. Rosario. Historias de aquí a la vuelta, Ediciones de Aquí a la Vuelta, Nº 16. Rosario, Argentina.
VAZQUEZ, S. y DI PIETRO, S. (s.f). La educación popular en la escuela pública. Un desafío estratégico. Fichas de cátedra. Manuscrito no publicado.
Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.