Resumo
Na Argentina, o normalismo começou com a criação da primeira Escola Normal de Paraná em 1870, sob o impulso do presidente Domingo F. Sarmiento. Em 1968, durante um governo ditatorial foi decidido por Decreto encerrar definitivamente a experiência normalista como um ramo do ensino médio, passando-a para nível superior (terciário). Em 1970 foi aberta pela primeira vez a inscrição para os/as candidatos ao curso de formação de professores nas novas instituições. Este artigo irá analisar como o Estado planejou os inícios, o desenvolvimento e o fim de um sistema de Escolas Normais, onde foi estabelecida uma burocracia nacional destinada a formar professores/as de ensino fundamental e, em menor quantidade, professores/as de ensino médio, ao longo de 100 anos, isto é, entre 1870 e 1970. Reconstruiremos o processo de fundações das Escolas de Professores/as, caracterizaremos aquelas orientadas para a formação de professores/as para as escolas rurais, estudaremos a evolução das instituições privadas e, finalmente, chegaremos ao último período (1956-1969).
Referências
ASCOLANI, A. (2007). Las Escuelas Normales Rurales en Argentina. Una transición entre las aspiraciones de la cultura letrada el imaginario de cambio socioeconómico agrario (1900- 1946). En Corrêa Werle, F. (comp.). Educação Rural em Perspectiva Internacional. Instituições, práticas e formação do professor. Ijuí, Brasil: Editora UNIJUI, pp.373-424.
BARBA, F. (1997). La enseñanza media. En: Nueva Historia de la Nación Argentina. Tomo IX. Buenos Aires: Editorial Planeta, pp. 425-455.
BERTONI, L. A. (2001). Patriotas, cosmopolitas y nacionalistas. La construcción de la nacionalidad argentina a fines del siglo XIX. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
BILLOROU, M. J. (2016). Mujeres que enseñan no solo en las aulas. Docentes en el interior argentino en la primera mitad del siglo XX. En Historia de la Educación Anuario, 17 (2): 57-79.
BOSCH, B. (1993). Irradiación del normalismo paranaense. Buenos Aires: Academia Nacional de Historia.
CALDO, P. (2018). Tizas y Apuntes, costumbres en común. Maestras, libros y prácticas. Argentina, década de 1930. En: Fiorucci, F. y Rodríguez, L. G. Intelectuales de la educación y el Estado: maestros, médicos y arquitectos. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, pp. 115-140.
CHAVARRÍA, J. M. (1947). La Escuela Normal y la cultura argentina. Buenos Aires: Editorial El Ateneo.
CORA, G. D. y RODRÍGUEZ, M. (2015). Construyendo la Nueva Argentina. Cultura Ciudadana y la consolidación de la política educativa del peronismo (1952-1955). Espacio, Tiempo y Educación, Nº 1, pp. 187-205.
DE MIGUEL, A.; ROMAN, M. S.; de BIAGGI, M. L. (2017). Traducción pedagógica, nacionalización canónica y contrato de lectura en la historia del canon escolar normalista. Ciencia, Docencia y Tecnología, 7 (7): 93-109.
DI LISCIA, M. S. y SOPRANO, G. (2017). Burocracias estatales. Problemas, enfoques y estudios de caso en la Argentina (entre fines del siglo XIX y XX). Prohistoria: Rosario.
DI LISCIA, M. S. (2004). Médicos y maestros. Higiene, eugenesia y educación en Argentina (1880-1940). En Di Liscia, M. S. y Salto, G. N. Higienismo, educación y discurso en la Argentina, 1870- 1940). Santa Rosa: EdUNLPam, pp. 37-64.
DUSSEL, I. (1997). Currículum, humanismo y democracia en la enseñanza media (1863-1920). Buenos Aires: Flacso/Uba.
ESCUDÉ, C. (1990). El fracaso del proyecto argentino. Educación e ideología. Buenos Aires: Instituto Torcuato di Tella.
FIGUEROA, S. (1934). Escuela Normal de Paraná. Paraná: Predassi Impresores.
FIORITO, M. (2016). Diseño integral como política estatal. Arquitecturas para la enseñanza media argentina, 1934-1944. Rosario: Prohistoria.
FIORUCCI, F. (2012). Las escuelas normales y la vida cultural en el interior: apuntes para su historia. En: Laguarda, P. y Fiorucci, F. (ed). Intelectuales, cultura y política en espacios regionales. Argentina. (siglo XX). Rosario: Prohistoria, pp. 131-152.
---------------------- (2014). Maestros para el sistema de educación pública. La fundación de escuelas normales en Argentina (1890-1930). Revista Mexicana de Historia de la Educación, 2 (3): 25-45.
-------------------- (2016). País afeminado, proletariado feminista, mujeres inmorales e incapaces: la feminización del magisterio en disputa, 1900-1920. En Historia de la Educación Anuario, 17 (2): 120-137.
FONTE, L. (2016). Hacia una nueva configuración del Magisterio. Las políticas educativas peronistas y la formación docente (1947-1955). Cuadernos Chilenos de Historia de la Educación, (6): 10-38.
GONZÁLEZ LEANDRI, R. (2001). La élite profesional docente como fracción intelectual subordinada. Argentina: 1852-1900. Anuario de Estudios Americanos, (nº 2): 513-535.
GUTIÉRREZ, T. (2007). Políticas de orientación agrícola y pedagogía normalista. Entre Ríos, Argentina, 1900- 1920. Perfiles educativos, 29 (118): 85-110.
HERRERO, A. (2011). La república posible y sus problemas en Argentina. Normalistas e industriales debaten el plan educativo alberdiano de las dos gestiones presidenciales de Julio A. Roca (1880-1886 y 1898- 1901). Secuencia (80): 65-84.
----------------------- (2014). La escuela normal y la voluntad científica de los nuevos educadores (Argentina, 1880-1900). Perspectivas Metodológicas, 14 (1): 25-47.
IGLESIAS, M. A. (2018). Plan Rothe: la consolidación del ciclo básico para la escuela media argentina a través de los discursos e historias profesionales de la burocracia educativa (1941-1946). Tesis de Maestría en Educación, La Plata: UNLP (inédita).
LANZILOTTA, M. de los A. (2015). En búsqueda de voces propias. Espacios de sociabilidad intelectual en el Territorio Nacional de La Pampa 1907-1930. En Salomón Tarquini, C. y Lanzillotta, M. de los A. Redes intelectuales, itinerarios e identidades regionales en Argentina (siglo XX). Rosario: Prohistoria, pp.79-102.
LIONETTI, L. (2007). Víctor Mercante, agente político e intelectual del campo educativo en la Argentina de principios del siglo XX. Prohistoria, 10 (2): 91 a 131.
------------------ (2013). Luis Feldman Josín, “el maestro de la modernización”. Prismas (17): 207-240.
LOBATO, M. Z. (2007). Historia de las trabajadoras en la Argentina (1869-1960). Buenos Aires: Edhasa.
MARENGO, R. (1991). Estructuración y consolidación del poder normalizador: el Consejo Nacional de Educación. En: Puiggrós, A. (comp.). Sociedad civil y Estado en los orígenes del sistema educativo argentino. Buenos Aires: Galerna, pp.71-176.
MORGADE, G. (1997). Mujeres en la educación. Género y docencia en la Argentina (1870-1930). Buenos Aires: Miño y Dávila.
PÉREZ CAMPOS, A. B. (2016). Escuela Normal de Paraná: construcciones discursivas de la nacionalidad argentina. Paraná: UADER.
PÉREZ NAVARRO, C. (2017). Escuelas normales en Chile: una mirada a sus últimos intentos de modernización y a su proceso de cierre (1961-1974). Colecciones Digitales, Subdirección de Investigación. Dibam. Recuperado de: http://www.museodelaeducacion.cl/648/articles-79564_archivo_01.pdf
PINKASZ, D. (1992). Orígenes de profesorado secundario en la Argentina. Tensiones y conflictos. En: Braslavsky, C. y Birgin, A. (comps.). Formación de profesores. Buenos Aires: Miño y Dávila.
PUIGGRÓS, A. (1992). Sujetos, disciplinas y curriculum en los orígenes del sistema educativo argentino (1885-1916). Buenos Aires: Galerna.
RODRÍGUEZ, L. G. (2018). El Estado en La maestra normal (1914): las instituciones educativas nacionales en las provincias y su impacto social y cultural. PolHis, vol. 11 (22): 55-82.
----------------------------- (2018a). Normalistas y católicos: trayectorias de un grupo profesional e intelectual durante la segunda mitad del siglo XX. En: Rodríguez, L. G. y Soprano, G. (edit.). Profesionales e intelectuales de Estado. Análisis de perfiles y trayectorias en la salud pública, la educación y las fuerzas armadas. Rosario: Prohistoria.
---------------------------- (2019). Normalismo y mujeres. Las maestras en el Quién es Quién en La Plata (1972): trayectorias de una élite intelectual y profesional. Trabajos y Comunicaciones (50). Recuperado de: https://doi.org/10.24215/23468971e092
ROMÁN, M. (1998). Celia Ortiz de Montoya y las alternativas pedagógicas al normalismo (1920-1932). Ciencia, Docencia y Tecnología (16): 171-200.
SALVATORE, R. (2016). Burocracias expertas y exitosas en Argentina: los casos de educación primaria y salud pública (1870-1930). Estudios Sociales del Estado, 2 (3): 22-64.
SARLO, B. (1998). Cabezas rapadas y cintas argentinas. En: Sarlo, B. La máquina cultural. Maestras, traductores y vanguardistas. Buenos Aires: Ariel, 9-92.
TEDESCO, J. C. (1993). Educación y Sociedad en la Argentina (1880-1945). Buenos Aires: Ed. del Solar.
TEOBALDO, M. E. (2011). ¡Buenos días, Sr. Inspector! Historia de los inspectores escolares en la Patagonia Norte: Río Negro y Neuquén. Perfil y funciones (1884-1962). Córdoba: Editorial de la FFyH UNC.
YANNOULAS, S. C. (1996). Educar: ¿Una Profesión de Mujeres? La feminización del normalismo y la docencia (1870-1930). Buenos Aires: Kapeluz.
ZANOTTI, L. J. y CIRIGLIANO, G. F. (1965). Ideas y antecedentes para una reforma de la enseñanza media. Buenos Aires: Theoría.
Os autores detêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de ser a primeira publicação do trabalho, bem como licenciando-o sob uma Creative Commons Attribution License que permite que terceiros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e inicial da publicação nesta revista. Todo o conteúdo é publicado sob a licença internacional Creative Commons 4.0: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma.